1. Público-alvo
A 12ª Feira de Ciências “Hands-on Science” / 8º Concurso “À Descoberta da Luz" está aberta à participação de todos (individualmente ou em grupo) alunos e grupos de alunos de todos os níveis de ensino, desde o pré-primário ao ensino superior, mas também de professores e educadores ou qualquer pessoa que se interesse por este tema.
Os participantes não institucionais serão agrupados em 4 escalões:
- Escalão A destinado a estudantes ou crianças do ensino pré-escolar ao 1º ciclo (aproximadamente dos 4 aos 8 anos) ;
- Escalão B destinado a estudantes ou crianças dos 2º e 3º ciclos (aproximadamente dos 9 aos 14 anos);
- Escalão C destinado a estudantes ou jovens do ensino secundário e profissional (aproximadamente dos 15 aos 18 anos);
- Escalão D destinado a estudantes universitários, professores e educadores, e outros adultos.
A participação de Escolas, ou outras instituições, enquanto tal é também possível estando-lhes destinado um escalão de prémio especial (Escalão E).
Os participantes nos escalões A, B e C terão que indicar e ser devidamente acompanhados por um adulto responsável.
A visita à Feira de Ciências está aberta a toda a comunidade, incluindo visitas de estudo (as escolas devem indicar, com uma antecedência mínima de 2 semanas, a hora e o número de alunos que pretendem visitar a feira através dos e-mail de contacto.
2. Equipas/Grupos
- Os projetos podem ser apresentados individualmente ou em grupo (preferentemente num máximo de 4 elementos).
- Os grupos podem ser constituídos por alunos de diferentes idades ou níveis de escolaridade, desde que pertencentes ao mesmo escalão.
- Após a inscrição final não poderá haver alterações na equipa (mas pode haver ajuste ligeiros da inscrição inicial para a final sendo, no entanto, justificar, brevemente, a alteração).
- Cada grupo deve indicar um líder da equipa que coordenará o trabalho a ser apresentado por todos os alunos do grupo.
- No caso dos escalões A, B e C, cada adulto não deverá ser responsável por acompanhar mais do que 5 equipas/projetos. Toda a comunicação feita com a organização deve ser feita apenas pelo professor/adulto responsável.
3. Projectos
- Os projectos de índole científica, ou não…, podem abordar qualquer área ou áreas de conhecimento
- Cada elemento ou grupo (correspondente a uma inscrição) pode apresentar apenas um projecto.
- Não é permitida a alteração do tema do projecto a apresentar após a inscrição final serrealizada.
- As apresentações dos projectos podem ser feitas de diferentes formas, tais como:
- Demonstrações;
- Realização de experiências hands-on (onde os visitantes realizam eles próprios as experiências);
- Apresentações orais, por poster e/ou multimédia;
- Performances (teatrais, musicais,…);
- Outras.
A escolha do material a utilizar no desenvolvimento e na apresentação dos projectos será da responsabilidade dos participantes.
4. Regras de Segurança
- É obrigatório respeitar as regras de segurança de manuseamento de materiais e reagentes.
- Não são permitidos projetos que utilizem material que possa pôr em risco quem participa na execução do projeto ou de quem visita a Feira.
- Não são permitidos projetos que envolvam o maltrato de animais ou pessoas.
- Não são permitidos projetos que recorram ao uso de substâncias poluentes ou tóxicas, para os seres humanos, animais ou para o meio ambiente.
- O cuidado e atenção a respeito das questões de segurança será factor importante de avaliação dos trabalhos
5. A Feira de Ciências
- Na inscrição final as equipas devem indicar o espaço necessário estimado e eventualmente, nº de mesas (área), cadeiras, pontos de luz, água, … que necessitem ou qualquer outro aspeto relevante à organização, tal como, a necessidade de acessos a pessoas com deficiências.
- A visita à Feira de Ciências está aberta a toda a comunidade. As visitas de estudo são bem vindas mas será necessário o envio de informação do número de alunos e o horário da visita para melhor organização.
- Os trabalhos são avaliados por um painel de professores, investigadores universitários e representantes da industria e da sociedade civil.
- Serão atribuídos prémios e menções honrosas em cada um dos escalões. Todos os alunos participantes e professores responsáveis receberão certificados de participação.
6. Critérios de Avaliação
- A avaliação dos projetos será feita tendo em conta os seguintes parâmetros:
- Originalidade das ideias e dos projetos e da sua implementação;
- Criatividade;
- Inovação;
- Rigor experimental e científico. Domínio do tema;
- Cuidados de segurança;
- Qualidade científico-técnica e ou artística da apresentação;
- Qualidade estética da apresentação;
- Interdisciplinaridade/transversalidade;
- Envolvimentos de colegas, familiares e/ou da comunidade;
- Interação com os visitantes e outros participantes.
7. Comité Científico
- Manuel Filipe Costa, Universidade do Minho (Presidente)
- Ana Maria Coelho de Almeida Peixoto, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
- Ana Paula Bettencourt, Universidade do Minho
- Ana Paula Esteves, Universidade do Minho
- Cacilda Lima de Moura, Universidade do Minho
- Cristóvão Dias, Universidade de Lisboa
- Euclides Augusto Luís, Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências, Angola
- Gonçalo Figueira, IST, Universidade de Lisboa
- Joaquim Carneiro, Universidade do Minho
- José Figueiredo, FCUL, Universidade de Lisboa
- Jose Manuel Baptista, Universidade da Madeira*in memoriam
- Júlia Tovar Aires Campos, Universidade do Minho
- Maria Beatriz da Cunha Barreiro, Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha
- Maria Dulce Geraldo, Universidade do Minho
- Maria Fátima Bento, Universidade do Minho
- Maria Luísa Vieira das Neves, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
- António Mário Lourenço Fonseca Almeida, Universidade do Minho
- Mário Rui Pereira, Universidade do Minho
- Orlando Frazão, INESC-Tec, Universidade do Porto
- Paulo Fiadeiro, Universidade da Beira Interior
- Pedro Pombo, Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro
- Ricardo Fernandes de Sousa, Colégio do Minho
- Rogério Nogueira, IT, Universidade de Aveiro
- Sandra Franco, Universidade do Minho
- Susana Novais, INESC-Tec
- Susana Silva, INESC-Tec
- Zita Esteves, Colégio do Minho